segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

FEST-FISC terá sessões no Brasil


Única atividade audiovisual com origem amazônica a ser convidada para participar da 11ª Edição do FSM - Fórum Social Mundial, o FEST-FISC (Festival Internacional de Cinema Social) se configura como importante representante da capacidade de articulação dos produtores independentes paraenses no cenário internacional, o que só reforça a importância da Amazônia no campo da produção audiovisual mundial.

O FSM será realizada na Universidade Cheik Anta Diop e em outros locais de Dacar, capital do Senegal, no período de 6 a 11 de fevereiro e celebrará a diversidade da cultura africana e suas perspectivas para o futuro. E o FEST-FISC terá uma extensão Brasil, mais exatamente em Belém do Pará, no bairro da Marambaia (Praça Tancredo Neves).

O Festival (que está na sua segunda versão) será realizado nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro de 2011 dentro da programação cultural oficial de atividades autogestionadas do FSM, como forma de criar mecanismos e oportunidades para o intercâmbio entre realizadores e produtores, das mais diversas origens, com as suas infinitas propostas estéticas, sendo, portanto, um festival aberto para todos os formatos, tecnologias e linguagens.

Reconhecido como importante contribuição em eventos anteriores para a promoção dos objetivos históricos do FSM através do uso da linguagem audiovisual – e convidado especialmente para integrar as atividades do FSM, o FEST-FISC tem a curadoria do Prof. Dr. Hilton P. Silva, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará, Brasil, e do poeta e realizador de cinema Francisco Weyl, que tomam a decisão final sobre o material a ser exibido.

Embora ambos tenham larga experiência com produção audiovisual e curadoria de mostras artísticas, Weyl e Silva desenvolveram uma primeira experiência bem sucedida (“Outros olhares”) com um festival de filme\vídeo internacional na Amazônia com temáticas sociais, durante o Fórum Social Mundial, em Belém, Pará, no ano de 2009. A partir dessa primeira experiência, ainda ao final de 2009, foi realizado a convite dos organizadores da reunião mundial do Fórum Internacional da Sociedade Civil (FISC), o I Festival Internacional de Vídeos Sociais do Fórum Internacional da Sociedade Civil - FEST-FISC, 2009, na Universidade Federal do Pará, Belém, que contou com a participação de mais de duas dezenas de filmes de diversos países, e estimulou a participação de realizadores amazônicos.

O FEST-FISC tem como prioridades a valorização da diversidade, a importância da relação entre o local e o global e a construção\valorização de identidades, objetivando ser um espaço plural, intercultural, que permita a manifestação artística, a fruição estética e o diálogo solidário entre os povos. A iniciativa nasceu da necessidade de se criar mais uma porta para o intercâmbio entre realizadores e produtores de todos os países do mundo, valorizando a diversidade de linguagens estéticas e formas de captação audiovisual, destacando com seu caráter inovador e não-competitivo o papel do cinema, do vídeo e da produção audiovisual em geral na construção de uma sociedade justa e solidária, motivo pelo qual todos estes filmes passarão a fazer parte do acervo da Biblioteca do Departamento de Antropologia da UFPA e da PARACINE – Federação Paraense de Cineclubes, que os utilizará com fins educativos, sem que os mesmos venham a ser comercializados ou reproduzidos.

Serviço – FEST-FISC BRASIL. Dias 8, 9 e 10 de fevereiro de 2011. Na Praça Tancredo Neves, Marambaia, 19H. Parceria FSM / CINEMA DE RUA / PARACINE / UFPA(ANTROPOLIGIA) / REDE APARELHO / MOCULMA-TELA DE RUA / CINECLUBE AMAZONAS DOURO. Informações adicionais poderão ser obtidas através do telefone: 55(91) 8330-9435 ou do e-mail: festfisc@gmail.com

Programação:

DIA 8 DE FEVEREIRO DE 2011: Como a noite apareceu” – Alexandre Perim (ESPIRITO SANTO - BRASIL) / “Horizontem” – Amaury Tangará (MATO GROSSO - BRASIL) / Visagem” – Roger Lou (MINAS GERAIS - BRASIL) / Sonoro Diamante Negro” – Suely Nascimento (PARÁ - BRASIL) / “O mastro de São Caralho” – Márcio Barradas (PARÁ - BRASIL);

DIA 9 DE FEVEREIRO DE 2011: “Guiné-Bissau- colorido de ritmos e movimentos” –Hilton P. Silva (BRASIL / GUINÉ) / “Salinas Zacarias” – Chico Carneiro (Moçambique) / “Dezinho: vida, sonho e luta” - Evandro Medeiros (BRASIL) / “Meta_fora” – Coletivo Cinema Pobre (Cabo Verde) / “Contracorrente” – Francisco Weyl (BRASIL) / “Rapsódia do absurdo” – Cláudia Nunes (BRASIL) / “Pré-socrárticos e indígenas” – Jorge Bodansky (BRASIL) ;

DIA 10 DE FEVEREIRO DE 2011: “Quem cortou a língua de feiticeira que os donos do mundo temiam?” (Coletivo Resistência Marajoara – BRASIL) / “A lenda da cobra grande” (Coletivo Resistência Marajoara – BRASIL/ “A festa da cobra” (Coletivo Resistência Marajoara – BRASIL)/ Marajó, O Movimento das Águas (SÉRGIO PÉO – RIO DE JANEIRO- BRASIL)

Belém, 2 de fevereiro de 2011

©

Francisco Weyl

Nenhum comentário:

Postar um comentário