terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Filmes reverenciam Dalcídio Jurandir

Três anos após vencer o prêmio Funarte de interações estéticas (residências artísticas em pontos de cultura), o Coletivo Resistência Marajoara - que desenvolve um sério trabalho de pesquisa em antropologia das imagens na Ilha do Marajó, mais exatamente nos municípios de Soure, Cachoeira do Arari e Ponta de Pedras -, publicou parte de sua produção audiovisual no Youtube (http://www.youtube.com/user/FWEYL?feature=guide).  
A produção do coletivo tem como referencial a obra de Dalcídio Jurandir, são diversas obras audiovisuais, entre documentários, ficções, entrevistas e experimentos aleatórios de captura imagética com jovens de faixa etária entre 15 e 20 anos (a maioria dos quais sem jamais ter manipulado câmeras de filmar). As reflexões, os diários de bordo (ou de naufrágio)  e fotos do projeto podem ser acessados em http://www.resistencia,arajoara.blogspot.com.  
SINOPSE: Leituras, diálogos, laboratórios – para transcrever um texto em prosa (romance) para o teatro e deste para o audiovisual (em três dias). Isso não é tarefa simples, mas, a ela nos propomos, num coletivo com cerca de 20 jovens, náufragos, mergulhados nos signos destas linguagens e nos fortes símbolos sugeridos pelos riquíssimos elementos sinestésicos que compõem esta passagem “dalcidiana” (“O Marajó” – capítulo 34).
...
"De todos os processos criativos que já vivenciei, este foi um dos mais complexos, e ainda tão interminado que me vem a sensação de não o ter vivido" (Carpinteiro)




Um comentário:

  1. A língua resiste... o homem resiste... a mulher foge e embrenha-se na arte. Dalcídio revive nos campos marajoaras!! Salve Carpinteiro, salve o lago e a Bela que resistem. Evoé ao coletivo!

    ResponderExcluir