quarta-feira, 14 de abril de 2010

De volta a Soure com muito orgulho

Através do INOVACINE - FAPESPA que vai a Soure esta semana fazer oficina de cineclubismo, acontecerá a estréia dos
filmes realizados pelo Resistência Marajoara em 2009 com a comunidade local durante residência artística no ponto de cultura Reconquistando Arte, Cultura e Cidadania.
Quando iniciamos o projeto por lá, a fala comum era de que, pessoas de fora do Marajó se instalam na ilha, pesquisam, realizam seus trabalhos e levam sem deixar absolutamente nada para a comunidade, que sem retorno se sente usurpada.
O retorno destes filmes para a comunidade de Soure neste momento, é para mim uma grande satisfação, é sinal de que precisamos reconhecer o alto valor da cultura marajoara neste processo de afirmação da identidade amazônida, mas isto não fica por aí, precisamos ainda garantir que estas pessoas tenham acesso aos bens culturais produzidos por elas e por outras pessoas de onde quer que seja, e o audiovisual tem muito mais a contribuir com isto, é hora de plantarmos as sementes de um pensamento mais fraterno, mais igualitário em hora de reconhecermos nossas diferenças numa busca de democratizar a arte, condição mínima para o real desenvolvimento que tanto precisamos. .
Nós artistas, poetas, educadores, produtores, pesquisadores, articuladores sociais, e quem mais vier a somar será sempre bem-vindo, convido a todos a participar desta corrente, convido a todos a entrar nesta corrente cineclubista!
Bela do Lago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário