domingo, 10 de maio de 2009

Diário de Blog: 4 DE MAIO DE 2009

DIÁRIO DE BORDO
... SOURE, SEGUNDA, 4 DE MAIO DE 2009
© Francisco Weyl

"O dia de hoje é o primeiro passo da nossa História – o primeiro magnífico quadro artístico cinematográfico – a primeira “tomada” (cultural) oficial, adentro deste ciclo que é a incerteza.
...
(... thesce, thesce, thesce, thesce, thesce, thesce, thesce – é assim que o homem da casa ao lado chama o seu porco…)
...
Logo de manhã eu liguei a câmera e andei com ela pela casa a perguntar ao Krom, ao André e á Isabela quais eram as expectativas deles com relação ao dia de hoje, o que para eles significava este dia, o que eles esperavam encontrar pelo caminho, e eles responderam, cada um, com a sua filosofia, a qual agora – um dia depois, quando consegui finalmente me sentar á frente do portátil, com a janela escancarada para a rua, sozinho, em casa – eu, jamais, conseguiria recordar, entretanto, eu repetiria esta pergunta à noite, depois do dia decorrido, com um caderno de anotações, mas, no geral, eles me responderam de forma técnica, observaram acertos e erros e disseram esperavam pelos acontecimentos, na verdade, todos esperávamos pelos acontecimentos, afinal de contas, estamos em Soure, Marajó, e aqui, as cosias têm um tempo muito próprio, mas depois eu desenvolverei mais sobre este fenômeno, pois que agora é hora de reler alguns apontamentos, atualizando-os, com estas sobredoses de complexidades, destas pelas quais somos atravessados e nas quais mergulhamos a nossa criatividade, ou seja, no seu próprio nascedouro, a incerteza.
...
Nós, os artistas temos esta liberdade antropológica para viver a vida, porque a desfazemos e a desafiamos, tal qual o ser humano se re-faz e se desafia a sai próprio e tal qual cada ser humano desafia um ao outro.
Por ser o que é, diferente.
E nesta diferença, onde cada um viva a sua vida da forma que lhe apetece viver, eu disse: da forma que lhe apetece e não das formas impostas sem que ele próprio o perceba e se perceba, ou seja: onde cada ser humano interprete a vida a partir de sua própria consciência.
...
Em Soure - como no Marajó e se calhar em todos os municípios paraenses e mesmo nos municípios mais pobres do país, sim, porque Marajó tem o IDH mais baixo do mundo -, todas as ações passam necessariamente pela prefeitura.
Se você quer falar com algum gestor ou líder da sociedade, é óbvio, a prefeitura é o melhor local para este contato.
Desconfio que isto ocorre em todo o mundo, este fenômeno de migração de lideranças da sociedade civil para a “institucionalidade”.
(Entretanto, há um dado que me despertou a atenção e que se refere ao ecletismo religioso do “caboco” – expressão que tomo emprestada ao caboco Varela – marajoara: em Soure, o prefeito é evangélico e o secretário de finanças, espírita.)
...
E esta institucionalidade se repete em outros setores, mas, explico: não me apetece condenar o Instituto de Artes do Pará, IAP, e outras instituições do tipo, entretanto, chateia-me o fato de instituições que se pressupõem soberbas ministrarem cursos para as populações do interior do Pará, alguns dos quais, inclusive, mestres de cultura popular, cooptando-os para um saber institucional, conferindo aos mesmos certificados para que continuem a fazer o que sempre fizeram, que é transmitir conhecimentos e saberes populares para os seus descendentes, habitantes das comunidades localizadas nas periferias das periferias deste país.
Há, pois, neste caso, uma quebra e mesmo um retrocesso no paradigma do saber, primeiro porque estes processos de transmissão de conhecimentos são democráticos e respeitosos, ao contrário da passagem/imposição de saberes institucionais, que em geral é autoritária, ou seja, paradoxalmente, instituições como o IAP e outras do tipo, quando agem com a intenção de formar, acabam por usurpar os saberes, minando as formas populares de conhecimento, desrespeitando-as, porque o que norteia o princípio destas formações é um resultado certificado e não um aprendizado propriamente dito (até porque este aprendizado já se localiza na sua matriz, ou seja, nas comunidades).
Por trás do manto sagrado da formação, ocultam-se os valores e as formas eruditas de passagem do conhecimento.
Não há aqui diálogo, mas, pirataria, como disse a Edna Marajoara.
...
Quem anda pelo Marajó sabe muito bem disso...
...
Uma das coisas que percebi logo no primeiro dia das oficinas é que no Marajó as coisas têm um tempo próprio...
Muito próprio.
Este tempo ao qual me refiro só ocorre e se encerra num único espaço, o Marajó.
Este tempo resulta de um processo histórico de colonização e opressão, que começou com a chegada do primeiro homem branco à Região,e que persiste ainda nos dias atuais com a afirmação destes velhos valores, que se perpetuaram e se transformaram, adquirindo as requintadas formas contemporâneas de exploração.
O caboco do Marajó é ensimesmado e desconfiado exatamente por isso, porque sofreu e ainda sofre na carne e aprende com este sofrimento a se defender destes ataques e destas agressões à sua cultura.
...
A poesia é para mim um crepúsculo e isto é óbvio porque algo em mim sucumbe quando a sinto.
...
Há duas coisas sobre as quais ainda não aprofundamos nestas andanças marajoaras.
Uma é a bicicleta e a outra, a poesia.
Sim, porque para quem se dispõe em ir ao Marajó é necessário qualquer coisa além do sentimento de aventura.
Não bastam as águas e as baías para serem transpostas.
Não basta a vontade e o desejo de conhecer porque há algo além deste porque.
...
Talvez fosse mais correto escrever um pequeno manual com as regras para se ir ao Marajó, talvez isso me trouxesse algum $, talvez as editoras se interessassem pois que o turismo é o que está a dar por estas bandas, quando o dá.
Mas não, ao contrário disso, eu prefiro bicicletas e poesias.
Sim porque os transportes no Marajó são um problema real que começa desde a saída de Belém, passando-se por duas baías, a do Guajará e a do Marajó, até que enfim cheguemos aqui.
Embora aqui possamos chegar de carro, pela balsa que sai de Icoaraci até o porto do Arapari, e embora por aqui tenham mototaxistas e taxistas, penso que para se transportar, em Soure, melhor é usar uma bicicleta, embora o mais recomendável, em períodos de chuva, seja mesmo um búfalo.
...
Há mesmo quem já tenha me dito que para se ir de Soure para Cachoeira é preciso ir até Belém, ou seja, fazer uma viagem de três horas de barco, antes percorrendo trinta minutos de terra, isso quando não chove e quando as águas não estão revoltadas.
De onde necessariamente se tem de sair – com uma estrutura mínima – para chegar ao Marajó (quem quer até pode sair de outro lugar, em viagens intermináveis, em barcos pesqueiros, estes sim, ou trabalhadores pescadores ou aventureiros), há que sair de Belém.
...
Os tempos mudaram, isso aqui cresceu demasiado, já são cerca de 23 mil habitantes, espalhados nas zonas urbana e rural, mas as coisas continuam as mesmas.
Soure cresceu, é verdade, do mesmo modo cresceram as suas contradições e também os trabalhos valorosos que vêm sendo realizados por abnegados amantes do Município, como a Mãe Zeneida e o artesão Ronaldo, com os quais haverei de encontrar e com os quais ainda falarei."

...

© Carpinteiro de Poesia e de Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário