quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

RELATÓRIO / JUSTIFICATIVA

1. Identificação
a. Coordenador:
Francisco Weyl
b. Equipe (Oficineiros): André Leite / Bruna Suelen / Fernando Pádua / Isabela do Lago / Karlo Rômolo / Pedro Olaia

2. Projeto
a. Título: Residência e Resistência Artística em Pontos de Cultura
b. Local de execução: Ponto de Cultura Reconquistando Arte e Cidadania (Soure-Ilha do Marajó)
c. Período de execução: De Janeiro a Setembro de 2009
d. Órgão financiador: FUNARTE

3. Justificativa
Ao tomamos conhecimento de que o Ponto de Cultura Reconquistando Arte e Cidadania também foi contemplado com outro projeto no âmbito deste Edital, mantivemos contato com a Senhora Rosiléia Felipe Brito, àquela altura responsável pelo Ponto de Cultura Reconquistando Arte e Cidadania (e hoje Secretária de Educação de Soure) e acordamos com a mesma a realização de nosso Projeto de acordo com o CRONOGRAMA proposto (submetido e já aprovado) no Edital, conforme especificado no PLANEJAMENTO do mesmo (ítem 5), indicado abaixo:
(OBS: VER PROJETO POSTADO NESTE BLOG.)

4. Método
Com o resultado do Edital que aprovou este Projeto, imediatamente definimos um calendário de REUNIÕES SEMANAIS (que acontecem às segundas-feiras) nas quais trocamos ideias e experiências sobre as oficinas propostas, com questionamentos críticos sobre as metodologias sugeridas por cada um dos oficineiros, de forma a garantir que as suas oficinas tenham rigor científico, ao mesmo tempo em que sejam flexíveis e capazes de dialogar com o conhecimento das comunidades nas quais este projeto será desenvolvido, no caso o município de Soure, Ilha do Marajó.
Para além de reflexões sobre metodologias, estas reuniões têm como objetivo:
1. Levantar / estudar os indicadores econômicos, sociais e educacionais;
2. Levantar / estudar informações originárias dos conhecimentos de tradição oral produzidas pelos marajoaras e estudiosos da região que moram em Belém;
3. Levantar / estudar bibliografias sobre o espaço geográfico no qual iremos atuar.
4. Produzir / estruturar / revisar / formatar o Projeto (em conseqüência da dinâmica dos processos acima descritos).

5. Conclusões / Perspectivas
Estamos fazendo um registro (via relatórios e fotografias) de nossas reuniões semanais. Estes registros constituem o que estamos a chamar de ETNOGRAFIA TÉCNICA, a qual, somando-se às ETNOGRAFIAS ESTÉTICAS (práxis surgidas nos encontros entre os arte-educadores e os participantes das oficinas deste Projeto), compõem o manancial teórico que será devolvido à comunidade de Soure, nas mas mais diversas formas e técnicas, como por exemplo DVD, impressos, blogs, etc.

6. Observações / Informações
Em função das informações aqui prestadas, consideramos que já está em andamento a primeira parte deste Projeto, que reúne sete artistas que têm uma vasta experiência na realização de aulas e oficinas educativas nas quais são utilizadas ferramentas pedagógicas artísticas com o objetivo de formar e conscientizar as comunidades.
É nosso entendimento, portanto, que este Projeto começou em meados do mês de setembro, quando tomamos conhecimento do Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura, ou seja, a leitura do Edital, a discussão e a organização das idéias, assim como a formulação da proposta (ora aprovada) e a articulação da parceria com um Ponto de Cultura, tudo isso já se constituía nos primeiros e decisivos percursos deste Projeto.

Francisco Weyl
Coordenador

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